Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal
Artigo: Qual o Sistema Tributário perfeito?
Por: Vieira Junior - www.tantas.com.br
Como o governo pode melhorar a vida da sociedade e diminuir a resistência às cargas tributárias no Brasil cobrando tantos impostos? O especialista e mestre em Direito Tributário da IBE-FGV, Roberto Quiroga Mosquera, acredita que um sistema tributário eficiente deve contemplar quatro características distintas, mas complementares.
Sonegação comeu 1/4 do imposto pago por brasileiroSindicato de procuradores da Fazenda culpa "governo manso" por falta de cobrança e combate à lavagem de dinheiro. Em um ano, brasileiros pagam mais de R$ 1,6 trilhão em impostos A sonegação de impostos rouba um quarto de tudo aquilo que o brasileiro paga todos os anos para os governos. Essa é a conclusão do cruzamento do site Congresso em Foco sobre os dados divulgado pelo "Sonegômetro" e "Impostômetro", ferramentas virtuais mantidas pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda (Sinprofaz), Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e associações comerciais de São Paulo.
FELIZ NATAL!A AAFIT almeja de coração que a atitude natalina (de doar carinho, amor e atenção ao próximo; de definir metas; de refletir sobre quem é o grande homem Jesus Cristo; e de renovar o espírito de forma verdadeira e profunda) seja vista e revista não somente até 25 de dezembro, mas durante todo ano, mês, dia, hora e instante de nossa jornada aqui na terra, pois nossa vida é luz que brilha eternamente. Feliz natal a todos os nossos associados, familiares e amigos! Esperamos que 2014 seja ainda mais repleto de conquistas para nossa categoria. |
Defasagem entre tabela do IR e a inflação vai fechar o ano em 60%Agência Brasil – A defasagem entre a tabela do Imposto de Renda (IR) e a inflação deve fechar em 60% este ano, segundo estimativa do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional). O valor é próximo ao percentual estipulado pela entidade em agosto passado para a Agência Brasil (62%). De acordo com Luiz Antonio Benedito, diretor de Estudos Técnicos da entidade, o número pode variar dependendo do índice utilizado para o cálculo.
A evolução do estudo do Direito Tributário no BrasilA evolução do estudo do Direito Tributário no Brasil é algo que nos chama a atenção pela sua dificuldade de absorção das novas técnicas de conhecimento e teorias que surgem ao redor do mundo. Paulo de Barros Carvalho conta em suas aulas uma interessante história sobre o convite feito por Lourival Vilanova ao professor Luis Antônio Marcuschi para que falasse em Recife (PE) a operadores do Direito na década de 1990. O tema da sua palestra seria a interpretação, de modo que lhe foi entregue o livro “Hermenêutica e Aplicação do Direito” de Carlos Maximiliano, considerado até hoje por muitos “a bíblia” da hermenêutica jurídica no Brasil. O objetivo era dar conhecimento ao professor, que não era da área jurídica, a respeito da visão geral que a sua plateia de juristas tinha sobre o tema da palestra.
|